nucleo-persono-disturbios-do-sono-insonia

A insônia é um distúrbio do sono comum definido pela noite e sintomas diurnos. Sintomas noturnos incluem dificuldades persistentes de queda e / ou manter o sono e / ou sono não restaurador. Sintomas diurnos de insônia podem incluir sensação de bem-estar diminuída, comprometimento funcional, tais como dificuldades de concentração e memória, fadiga, preocupações e inquietações sobre o sono. O diagnóstico é feito quando os sintomas persistem por pelo menos 1 mês, a insônia é considerada crônica se persistir por pelo menos 6 meses.

É importante perceber que nem todo mundo que tem problemas de sono tem insônia. Devido ao grande número de pessoas atingidas e às suas repercussões, a insônia torna-se um problema de saúde pública.

A persistente palavra é enfatizada, porque muitas pessoas, ocasionalmente, tem o sono perturbado à noite, mas o problema é transitório. Na maioria das vezes a insônia está relacionada a uma redução da quantidade de horas necessárias para um sono satisfatório. Sabemos que não existe apenas um tipo de insônia mas vários tipos de “insônias”. Elas geralmente decorrem da interação de diversos fatores como predisposição genética, fatores físicos, biológicos, mentais, psicológicos e sociais.

Relacionado…

Veja mais Distúrbios do Sono…