nucleo-persono-disturbios-do-sono-ronco

Quando inspiramos o ar enquanto dormimos, se há um estreitamento das vias aéreas, ocorre uma vibração das estruturas que fazem parte destas vias, vibração esta que gera o ruído conhecido popularmente como ronco. Uma das principais causas do ronco é a interação de fatores anatômicos individuais, como tamanho das narinas ligado a outros fatores como obesidade. Maus costumes como fumar, tomar bebidas alcoólicas em excesso e comer demasiadamente antes de dormir também podem ser causas do ronco ou contribuir para que a pessoa ronque durante a noite

•Os sintomas do ronco são muito semelhantes aos da apnéia:
•Sono não reparador
•Despertar noturno freqüente
•Distúrbios cognitivos como: dificuldade de memória, concentração e atenção
•Irritabilidade
•Fadiga
•Sonolência Diurna Excessiva
•Paciente com ronco, mesmo sem apnéia, também podem apresentar maior propensão a acidentes de trânsito e de trabalho e ao desenvolvimento de doenças cardiovasculares.

O tratamento do ronco envolve a adoção de medidas clínicas como suspender o uso de álcool e de algumas medicações relaxantes (benzodiazepínicos, narcóticos, barbitúricos), evitar dormir de barriga para cima e emagrecer. A fisioterapia para fortalecimento da musculatura da garganta também pode ser muito útil. Se existirem problemas otorrinolaringológicos que possam estar colaborando com a piora do ronco como hipertrofia das conchas nasais, desvios septais, alergias (rinites), deformidades, pólipos, tumores, hipertrofia adenoamigdaliana, deverão ser tratados.

Em alguns casos pode ser indicado o uso de aparelhos intra-orais. Estes aparelhos são construídos de modo a posicionar a mandíbula mais para a frente, possibilitando que a passagem do ar na garganta fique desobstruída. O aparelho é usado na hora de dormir e funciona avançando a mandíbula para frente e mantendo-a nesta posição. Isto aumenta a abertura para a passagem do ar e evita que a língua vá para trás durante o sono. Em cada caso o tratamento deve ser orientado de acordo com as necessidades individuais de cada paciente.

Compartilhe essa História. Escolha sua plataforma...

Relacionado…

Veja mais Distúrbios do Sono…